A Guerra Civil Portuguesa, também conhecida como Guerras Liberais, Guerra Miguelista ou Guerra dos Dois Irmãos desenrolou-se entre 1828 e 1834. Confrontaram-se os liberais constitucionalistas, de um lado, e absolutistas, do outro: estava em causa a sucessão real, e o regime politico que iria vigorar no País. Em causa estava o respeito pelas regras de sucessão ao trono português face à decisão tomada pelas Cortes de 1828, que aclamaram D. Miguel I como rei de Portugal. Os liberais entendiam que o trono pertencia à Rainha D. Maria II - que contou com o apoio de seu pai, D. Pedro IV.
Um dos seus recontros decisivos foi o Cerco do Porto, durou mais de um ano — entre Julho de 1832 e Agosto de 1833. As tropas liberais de D. Pedro, que entraram na Cidade após o desembarque do Mindelo, aqui ficaram sitiadas pelas forças realistas, fiéis a D. Miguel. Entre a tropa liberal contavam-se diversos Batalhões de Voluntários, muitos dos quais criados por D. Pedro durante o Cerco. São estes corajosos homens o tema da publicação de hoje.
Não tendo encontrado representações gráficas ou descrições dos uniformes usados pelos oficiais, utilizei as cores dos atribuídos aos soldados.
Oficial/Officer - 1º Batalhão Móvel do Porto/ Oporto 1st Mobile Battalion |
Oficial/Officer - Batalhão de Voluntários da Rainha / Queen´s Volunteer Battalion |
Soldado/Soldier - Batalhão Académico/"Academic Battalion" |
Inspirei-me na obra "Historia do Cerco do Porto", de Luz Soriano, que ali combateu.
A gravura, inserida em edição posterior da obra (edição original, não era ilustrada) representa o uniforme dos Voluntários da Raínha como tendo os punhos azuis e orlados de preto. No entanto, Luz Soriano descreve-os como sendo orlados a branco, pelo que segui o seu texto:
I was inspired in the book " History of the Siege of Porto" by Luz Soriano, who fought there.
The illustration, inserted in the later editions of his work (the original edition had none) depicts the uniform of the Queen´s Volunteers as having blue cuffs, fringed in black . However , Luz Soriano describes them as having white fringes - so I followed his words.